O Núcleo de Promoção à Saúde do INTS, através do projeto Vida + Rosa, promoveu várias ações em referência ao Outubro Rosa – mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama – na cidade de Salvador/BA, região metropolitana e no estado de São Paulo.

As ações têm o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento bem como contribuir para a redução da mortalidade.

O Projeto Vida + Rosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2019 promoveu a abertura oficial do Outubro Rosa no Largo do Papagaio, localizado no bairro da Ribeira em Salvador/BA. Nesta ação foram realizados 163 exames de mamografia digital de forma gratuita e orientação sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, distribuição de lanches e sucos através do projeto Alimentando Sem Fronteiras e avaliação antropométrica e distribuição de cartilhas referente a alimentação saudável através do projeto Nutrição.

Em seguida, nos dias 05, 06 e 07 de outubro, o Projeto Vida + Rosa, a convite da Secretaria Municipal de Saúde, foi atender as mulheres do município de Bertioga, no estado de São Paulo. A ação beneficiou 250 mulheres na realização de exames de mamografia digital de forma gratuita e promoveu palestras sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, com distribuição de camisas e brindes para todas as mulheres beneficiadas pelo projeto.

Nos dias 29 e 30 de outubro, o Projeto Vida + Rosa ocorreu no GBarbosa, no bairro do Cabula em Salvador/BA. Foram realizados de forma gratuita 167 exames de mamografia digital e orientações sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, todas as mulheres atendidas pelo projeto puderam desfrutar dos lanches e sucos oferecidos pelo projeto Alimentando Sem Fronteiras.

Para finalizar a campanha de combate e conscientização sobre o câncer de mama, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, o Projeto Vida + Rosa foi ao município de Camaçari/Ba. A ação foi realizada em parceria com o Hospital Geral de Camaçari, onde foram realizados de forma gratuita 171 exames, realizando um trabalho de informação e conscientização das mulheres sobre o câncer de mama através de palestras (orientação em grupo) para esclarecimento de dúvidas e orientações gerais.

O exame de mamografia digital é considerado o melhor procedimento para detectar câncer e lesões pré-cancerosas, sendo disponibilizada a unidade móvel itinerante para tais realizações, com alta tecnologia, comodidade e acessibilidade às mulheres.

Na oportunidade queremos agradecer a todos que contribuíram diretamente e indiretamente para realização dessas ações!