O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) aproveita a semana em que se comemora o dia da Mulher para realizar nos dias 10 e 11 de março, a partir das 07h, exames de mamografia gratuitos na Comunidade Guerreira Zeferina. A ação faz parte do projeto de Promoção à Saúde do INTS, e visa conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, através de orientação, palestras e realização de exames de mamografia digital de forma gratuita.

Para o atendimento, serão executados 160 exames de mamografia, sendo 80 senhas por dia, e as interessadas devem possuir idade acima de 35 anos e levar no dia do procedimento as seguintes documentações: RG, CPF e comprovante de residência. O INTS é uma organização sem fins lucrativos com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação de unidades na área da Saúde, Educação e da Assistência Social no Brasil.

Sobre a comunidade
A Comunidade foi escolhida pela representatividade que tem com a força feminina, e já foi, inclusive, tema do Documentário “Zeferinas – Guerreiras da Vida”. A obra faz um paralelo entre as guerreiras do tempo presente com a heroína do passado, e mostra a superação de mulheres e famílias que viviam em condições desumanas naquela que já foi a Cidade de Plástico. A história relata a superação de quatro mulheres que viveram na antiga Cidade de Plástico, hoje moradoras do conjunto habitacional que leva o nome da líder quilombola que lutou pela liberdade no Subúrbio Ferroviário no século XIX.

SERVIÇO
Mamografia na Comunidade Guerreira Zeferina
Data: 10 a 11 de março de 2020
Hora: A partir das 07h
Local: Comunidade Guerreira Zeferina – Rua Engenheiro Agenor de Freitas de Periperi, 437-461 – Praia Grande, Salvador – BA, 41301-110