Atento e preocupado com o cenário atual de incertezas e privações e como isso influencia na saúde mental das pessoas ao aflorar sensações como a ansiedade e a angústia, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) oferece gratuitamente atendimentos psicológicos online através do seu Núcleo de Promoção à Saúde. A assistência que funciona desde o mês de abril já contabiliza 3.620 atendimentos psicológicos online para toda população de Salvador.

Segundo a fonoaudióloga e coordenadora do projeto Adriana Freire a ideia da ação voluntária é oferecer um acolhimento psicológico para ajudar as pessoas confinadas que estão com quadros de ansiedade causados pela pandemia do vírus. “Vimos muitas pessoas ao nosso redor e até nas redes sociais sofrendo com a ansiedade e a ociosidade devido ao vírus. Então, pensamos na possibilidade de montar o projeto”, explica.

Além do público externo, os atendimentos que já aconteciam para os colaboradores internos abrangem também os profissionais de saúde de todas as unidades administradas pelo INTS.
O colaborador interessado no atendimento gratuito, deverá enviar uma mensagem para o Whatsapp (71) 99679-9699, entre segunda e sexta-feira das 8h às 17h. Após o envio da mensagem, é necessário preencher um questionário que será enviado pelo atendente. Por fim, é só escolher um horário para fazer as quatro sessões. Não há pré-requisitos para ser aceito no programa.

Os atendimentos podem ser realizados por vídeo-chamada ou telefone – a escolha é do paciente. Quem marcar um horário, mas não entrar em contato para realizar a consulta, perderá a vaga no projeto.