Uma chamada de vídeo e Jaci Onofre de Souza, 59, tem a felicidade de receber os parabéns de seus familiares e amigos, mesmo estando internado na Enfermaria Covid, do Hospital Bertioga, gerido pelo  INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde).

Construtor, mestre de obras, morador da Chácara Vista Linda, casado com Tereza Souza e pai de dois filhos, Jaci Onofre de Souza completou 59 anos no dia 14 e está internado desde o dia 12. Não fosse a ação do projeto Laços Virtuais, ele passaria a data em branco, já que a doença covid-19 não permite visitas.

A chamada de vídeo, prática que tem garantido alento aos familiares e pacientes, em dias tão difíceis, é feita pela equipe técnica, composta por assistentes sociais e psicólogas do Hospital Municipal de Bertioga, nas enfermarias, pediatria, maternidade, estabilização, e enfermaria da UTI.

A Enfermaria Covid é um setor voltado aos pacientes positivados para a covid-19, que necessitam de suporte suplementar de oxigênio e possuem sinais clínicos de alerta que precisem de avaliação clínica e suporte hospitalar.

Neste setor o paciente recebe as medicações e cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde. Em caso de agravamento dos sintomas e critérios clínicos o paciente é encaminhado à UTI.

A enfermaria também é utilizada por pacientes de alta médica da UTI, para o término do tratamento clínico e preparação para a alta hospitalar.