O mês de agosto tornou-se simbólico na promoção do aleitamento materno no Brasil e no Mundo. O tema desse ano vem de encontro a problemas urgentes que estão sendo trabalhados em diversos âmbitos da Sociedade Civil e está relacionado a sustentabilidade: “Apoie o Aleitamento Materno por um planeta Saudável”. Além de reforçar as orientações às mamães, como banners com 10 razões para amamentar, a equipe da maternidade do hospital também aderiu ao uso do laço dourado, símbolo da campanha.

A semana mundial do Aleitamento Materno se concentra no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e do seu povo. “O leite materno é um alimento natural e renovável, ambientalmente seguro e ecológico, pois não necessita de embalagens e de recursos naturais, desta forma incentivar e proteger o aleitamento materno vai muito além do que garantir uma alimentação saudável aos bebês, ela protege também o planeta”, explica Juliana Delfini, enfermeira da maternidade do hospital.

Esse ano, em especial, incentivar a amamentação exclusiva é ainda mais importante para minimizar os riscos de aumento da mortalidade infantil previstos em decorrência de alguns fatores como dificuldades de acessos a especialistas, diminuição de renda e consequentemente dificuldade da aquisição de alimentos saudáveis.