Devido ao grande potencial de contágio do novo coronavírus, pacientes que estão com a doença ficam impedidos de ver seus familiares e até mesmo de sair da enfermaria ou UTI. Pensando nisso, o Hospital Municipal Guarapiranga (HMG) criou o projeto “Terapia ao Ar Livre Covid” para que os pacientes com a doença possam ter um tratamento mais humanizado e associado ao bem-estar do indivíduo.

O projeto teve início na última sexta-feira (07) e é realizado por uma equipe multiprofissional de enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais. As atividades ocorrem na área externa do hospital, que conta com um jardim e áreas amplas bem arborizadas.

Antes do início dos exercícios são realizados procedimentos de segurança e higienização, além da medição de características associadas ao coronavírus, como a temperatura e frequência respiratória para cada um dos pacientes. Se houver alteração em alguma dessas aferições, o paciente é suspenso da atividade e é reavaliado. Todos os envolvidos devem usar máscara.

Para o coordenador do projeto Sérgio Feitosa, a área externa do hospital favorece uma melhor recuperação dos pacientes aliado a terapia. “Nossos pacientes em internação perdem a referência de dia e noite começam apresentar inúmeros quadros de fragilidade emocional e até mesmo depressivos”, reitera.

Rubenil Ulisses da Silva, 58 anos, foi o primeiro paciente do projeto. E parece que o ar puro fez bem, pois dois dias após a terapia (09) ele teve alta e pôde comemorar o Dia dos Pais em casa com a família. Veja as fotos abaixo.