Nesse mês de setembro, de valorização da vida, o Hospital Municipal de Bertioga – INTS lançou a campanha “O Acolhimento é de todos”. O projeto visa ajudar profissionais da saúde e de outros setores a identificar alguém que está passando por um momento difícil ou de depressão e possa vir a tirar a própria vida.

A identificação de que uma pessoa está com problemas graves e, eventualmente, queira cometer suicídio é geralmente complexa. Esse diagnóstico é mais fácil, se a pessoa apresenta sinais de autodepreciação, choro ou desvalorização da própria vida. Entretanto, há comportamentos mais difíceis de identificar sinais depressivos, ou seja, aquele indivíduo que mantém seu sofrimento em “silêncio”. De maneira que, aparenta estar bem e saudável consigo e com os outros, não deixando rastros de um comportamento depressivo.

Para a psicóloga Viviane Siqueira, o autoconhecimento e a aceitação do problema é essencial para que quem sofre com um quadro depressivo procure ajuda e tratamento. “ Perceber que a pressão interna está muito elevada, que o copo está para transbordar e, nesse momento ou antes disso, pedir e aceitar ajuda é muito eficiente”, destaca Viviane.

Além disso, Viviane destaca o diálogo como ferramenta principal para ajudar quem passa por uma situação de dificuldade. “Conversar com essa pessoa de forma acolhedora e sem críticas já ajudaria essa pessoa a superar aquele momento”, ressalta a psicologa.

A campanha é direcionada para usuários que estejam aguardando atendimento e para colaboradores do Hospital Municipal de Bertioga – INTS. “O Acolhimento é de todos” será conduzido por uma equipe multidisciplinar de assistentes sociais, psicólogas e educação permanente por meio de palestras, entrega de panfletos, atendimento psicológico e brindes com mensagens positivas.

Além disso, durante todo o mês de setembro haverá um salão informativo, onde serão entregues folders , assim como sementes de girassol com mensagens de incentivo e o laço amarelo, símbolo do setembro amarelo.

Confira a programação que será realizada durante todo o mês de setembro no Hospital Municipal de Bertioga – INTS:

Palestra – Suicídio: Um Fator Social
Palestrante: Psicóloga Viviane Siqueira
13/09/2020 – Horários: 17h30 às 18h / 20h30 às 21h
14/09/2020 – Horários: 08h às 09h

Palestra –  Saúde Mental Atrelada ao Suicídio
Palestrante: Psiquiatra Ana Rita Silva Santos
15/09/2020 – Horário: 08h às 09h

Roda de conversa – Prevenção do Comportamento Suicida e “CVV e CAPS o que é ?”
Palestrantes: Psicólogas Gévane Santana e Elda Amparo e assistentes social Ana Luiza Teixeira, Helen Boa Ventura, Mauricia Bezerra.
29/09/2020 – Horário: 21h30 às 22h
30/09/2020 – Horário: 21h30 às 22h

Veja as fotos do projeto.