Dando continuidade às comemorações de setembro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Feira de Santana-BA, no último dia 09/09/202, o local realizou a ação em homenagem à campanha nacional de valorização da vida, “Setembro Amarelo. A flor do girassol foi o tema simbólico da iniciativa, que contou com momento de reflexão através da musicoterapia e palestra com a psicóloga Laila Lorena, com a finalidade de conscientizar os colaboradores e usuários do serviço, em relação ao suicídio, fomentando a prevenção e promoção da saúde mental.

“Falar sobre o tema é, na realidade, abordar uma série de questões, com relação a saúde mental, que influenciam no comportamento e ações das pessoas e que necessitam receber a sua devida importância e atenção. A ação do ´Setembro Amarelo´ na UPA, retrata em suma, o cuidado, atenção e carinho que temos por nossos colaboradores e usuários do SUS. Realizamos uma ação conjunta, possibilitando conscientizar e levar a informação para as pessoas, a fim de prevenir o suicídio, através da promoção da saúde mental, por meio de uma conversa aberta sobre esse tema”, diz Ana Paula França, gerente operacional de enfermagem da Unidade.

Para a Assistente Social, Isabel Rocha, a ação do “Setembro Amarelo na UPA” foi belíssima. “Fiquei encantada com a dedicação e criatividade da proposta, que foi pensar na flor do girassol como símbolo, o que faz total sentido, já que se trata de uma flor resistente e se direciona para luz quando precisa ‘se alimentar’ e deixa como legado outras sementes de girassol. Precisamos mesmo plantar para colher a beleza da vida. Foi uma ação importante, com participação da equipe, com o lúdico das músicas e as sementes de girassol como lembrancinhas. Amei fazer parte desse momento, das trocas e possibilidade de passar informações de uma forma tão leve e efetiva”, ressalta. Ao final da ação, de lembrança, todos os colaboradores presentes na unidade receberam fitas amarelas como símbolo do tema de prevenção ao suicídio e sementes de girassol para serem plantadas.