Neste mês de setembro, o Projeto Nutrição, idealizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), será dedicado a saúde e o bem-estar dos adolescentes. O motivo dessa iniciativa é relacionado ao Dia do Adolescente (21/09) e ocorre nas escolas da rede municipal de ensino de Salvador.
Os alunos das escolas são instruidos por uma educadora física em atividades relacionadas à saúde física e mental, através de um vídeo educativo e motivacional. Além disso, eles recebem uma corda de pular como forma de incentivo à prática de atividade física.
De acordo com Laiana Carvalho, Coordenadora do Projeto de Nutrição, os beneficios da prática regular da atividade física vai muito além do condicionamento físico. “A atividade física também melhora a capacidade cognitiva, diminui  os níveis de ansiedade e stress, combate a obesidade, aumenta  a qualidade do sono, melhora a autoestima,  diminui o tabagismo e melhora a qualidade da nutrição”, acrescenta a coordenadora.
No cenário de pandemia, o sedentarismo no Brasil vem crescendo, principalmente entre os jovens. “Sem as regulares aulas de educação física o sedentarismo aumentou significativamente entre os adolescentes”, destaca Laiana. Associada ao projeto de Nutrição, foram distribuidas flores amarelas aos professores como parte da campanha “Setembro amarelo”, que promove a valorização da vida.
Veja as fotos da ação do dia 14/09  na Escola Municipal Julieta Calmon no bairro da Boca do Rio, Salvador: