Colaboradores do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) participam, nesta quinta-feira, 8, do último módulo do treinamento de curativos e coberturas. A intenção é que os tratamentos possam acelerar o tempo de recuperação e que a permanência no hospital seja diminuída.

“Nós fizemos quatro módulos, com todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Assim, conseguimos passar por todas as fases teóricas e práticas que a metodologia necessitava. Hoje estamos concluindo com sucesso e com todas as horas fornecidas e podemos ter a certeza de que a equipe está treinada e consciente do que há de mais tecnológico do mercado hospitalar, em se tratar de técnicas e equipamentos usados”, complementa Janine de Paula, gerente assistencial do Hugo.

A iniciativa de proporcionar o curso aos colaboradores foi da coordenadora de Enfermagem das Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) III e IV do hospital. Caroline Marinho percebeu a necessidade de que os profissionais tinham em inovar nas técnicas recentes. “Temos hoje em dia técnicas e coberturas de feridas, em curativos, que são um grande avanço da ciência. Maioria delas está disponível ao nosso hospital e por isso mesmo podemos fazer de tudo para que os profissionais possam tomar a melhor decisão na hora da escolha”, conta.

A intenção do treinamento é, como prioridade, o bem estar do paciente. O perfil de quem é atendido no Hugo é, maioria das vezes, de pessoas com feridas cirúrgicas ou não, que demandam tempo de cicatrização. “É justamente esse período em que o paciente aguarda a recuperação que pode ser diminuído, com o uso correto da cobertura, com o tratamento adequado para a ferida cirúrgica e com o que mais houver de avançado no mercado. Isso faz com que o risco de infecção seja diminuído em alto nível e poderemos constatar nos próximos meses esse resultado”, comenta Janine.

O curso, proporcionado e certificado pelo Hugo, como hospital escola, teve quatro módulos, divididos em oito horas aulas e foi oferecido a todos os colaboradores enfermeiros e técnicos em enfermagem. A gerência Assistencial do Hugo já antevê mais modalidades de cursos para serem oferecidos aos profissionais que trabalham na unidade.

Confira as fotos.