“Sabe aquela menina linda? Hoje, ela virou essa supermulher. Previna-se! Faça o seu autoexame.”

Com esta mensagem presa a um saquinho rosa, cheio de balas, amarrado com um laço rosa, as heroínas da saúde do Hospital Espanhol foram recebidas, no refeitório, no horário de almoço, do último dia 12 de outubro. Numa ação da Equipe de Humanização do Hospital, o pequeno gesto serviu para chamar a atenção das colaboradoras sobre a necessidade dos cuidados preventivos para o câncer de mama. Além de fazer referência ao Dia das Crianças, adoçando o plantão do feriadão.

“O objetivo foi unir o Dia das Crianças ao Outubro Rosa, fazendo com que as pessoas parassem um pouquinho para pensar sobre autocuidado e autoexame. Associando o crescimento da infância à fase adulta, quando passamos a nos cuidar!” – explicou Aline Luquini, Coordenadora de Nutrição, que recepcionou os colaboradores, distribuindo os saquinhos, no almoço do dia 12. Como a música já é uma das terapêuticas adotadas no Hospital Espanhol, para o cuidado ao paciente e ao colaborador, não podia ficar de fora do Almoço Rosa, com sabor de infância e consciência de adulto.

Marcos Barbosa, o musicoterapeuta do HE, esteve presente com sua voz e seu violão, seu astral e sua alegria, enchendo o ambiente de leveza e mais interação. Surpresa com a ação, a enfermeira Cláudia Ferreira Santana, da Enfermaria 4C, comentou: “Fui surpreendida no refeitório com muito carinho. O mimo serviu para alertar sobre a causa do câncer de mama. Mas também para valorizar a supermulher que há em cada uma de nós. O INTS se preocupa em cuidar da gente com alegria e doçura”.

O INTS se preocupa em cuidar de quem cuida, não é Cláudia?