Projeto tem ideia de fortalecer emocionalmente os colaboradores e neste mês trata diretamente com as mulheres que trabalham no hospital, em alusão aos cuidados para prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero

As mulheres que trabalham em todas as áreas do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) tiveram uma surpresa, na troca de plantão desta terça-feira, 20. É que um projeto desempenhado na unidade desde o início do ano proporciona fortalecimento emocional aos funcionários. Mas esse mês é dedicado a elas, em alusão à prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero.

Com um violão, a assistente social Cristiane do Carmo Name Vasconcelos começou a tocar logo que as colaboradoras trocavam de plantão, nos departamentos. Quem chegava para assumir o dia, ou quem saia para descansar, podia participar do momento. A ação faz parte do projeto Fortalecer. Desde a fala, a música, oração, um desenho ou colorir, qualquer forma de expressar o que está sentindo é admitida.

“É um momento em que, nesse projeto, nós podemos expressar o que sentimos. Também tememos pela própria vida, passamos por uma pandemia e sentimos pelas perdas de pacientes, colegas; vemos o medo que os familiares têm em não poder estar próximo dos seus parentes, pelo impedimento das visitas”, conta a coordenadora multiprofissional do Hugo, Letícia Vieira.

A psicóloga Mônica Francisca Benevides Lelis é uma das idealizadoras do Fortalecer. Durante o mês de outubro, em conjunto com departamentos como Recursos Humanos, são massificadas ações com a temática mulher. Desde o respeito, empoderamento e a dignificação delas no ambiente de trabalho, até oportunidades de reforçar o autoexame de mama, a mamografia e a prevenção ginecológica.