Com o tema “Existem Mulheres fortes e Existem Mulheres que ainda não descobriram sua força! DESCUBRA-SE!”, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) em Suzano-SP, intensificou as ações em comemoração ao Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A equipe multidisciplinar aproveitou o dia “D” de Pólio e Multivacinação, que aconteceu no último sábado, 17 de outubro, para sensibilizar as mulheres sobre a importância do autocuidado, planejamento familiar, alimentação saudável, prevenção à violência doméstica de gênero e empoderamento feminino.

De acordo com a coordenadora do NASF de Suzano, Juliana Sant’Ana, “o acolhimento é fundamental para sensibilizar as mulheres, que, muitas vezes, acabam absorvidas pelo dia-a-dia e esquecem de se voltar para a sua saúde. Receber elas, dar uma palavra de carinho, perguntar se ela já fez o autoexame, tudo isso faz com que essa mulher reflita e perceba a importância que ela tem na sociedade”, declarou.

Além dos serviços direcionados para a coleta de exame Papanicolau e ultrassom de mama, a equipe do NASF realizou atividades de promoção a autoestima e saúde mental. “É muito importante falar em autoestima, já que ela é a base das nossas emoções, do equilíbrio da saúde mental e, por isso, é importante pensar no quanto ela reflete na nossa saúde física. Assim esperamos empoderar as mulheres a se cuidar, a se conhecer e se amar mais”, explicou Maria Clara Lira Bezenil, psicóloga do NASF.