De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde, em 2020, são estimados mais 66 mil casos de câncer de mama no Brasil. A doença é a que mais acomete as mulheres no mundo, já que somente em 2018, foram registrados 21 milhões de novos casos. Com o intuito de celebrar o Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Municipal de Bertioga (HMB) realizou atividades com as colaboradoras da unidade de saúde.

Uma tarde de relaxamento com duas esteticistas foi oferecida com o intuito de promover sessões de massagem corporal para as funcionárias. A atividade, que foi realizada pelo Serviço Social e Psicologia do HMB, gera benefícios como saúde física e emocional, controle do estresse, diminuição da ansiedade, alívio da tensão e das dores musculares. Outros ganhos também fodem ser citados, como melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune, diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensas, alívio das dores de cabeça e diminuição do cansaço.

Além do momento relaxante, o Hospital promoveu a palestra “Autoexame”, iniciativa voltada para as usuárias do serviço de recepção do Hospital. A ação foi apresentada pela enfermeira do HMB, Juliana Delfini, que apresentou os fatores de risco, prevenção, orientação quanto ao câncer de mama, além de tirar dúvidas.