Na tarde chuvosa e cinzenta da quarta-feira, 4, a luz da gratidão irradiou o Hospital Espanhol, quando seus diretores receberam a Superintendente de Relacionamento com Clientes da Coelba, Cynira Malveira, para o ato de entrega de 20 respiradores doados pela empresa para o Centro de Tratamento Covid-19, referência na Bahia. Os aparelhos, que são utilizados nos cuidados de diversas doenças respiratórias, têm sido o carro-chefe nas UTIS, para as terapêuticas aplicadas nos pacientes contaminados pelo coronavírus que atingem um quadro de maior gravidade. São equipamentos de alta complexidade na engenharia clínica. Os doados pela Coelba ao Hospital Espanhol são da empresa Vyaire Medical, no valor de R$78 mil cada.

“O objetivo é garantir que os equipamentos possam contribuir no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 e, também, por outras doenças respiratórias que comprometem os pulmões”, afirmou Cynira Malveira.  No total, serão 50 respiradores doados pelo Grupo Neoenergia, do qual a Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia faz parte, nas áreas de concessão onde atua no Brasil. Além da Coelba, na Bahia, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai doar 10 respiradores para dois hospitais públicos do Recife. Outros 20 aparelhos serão entregues em Natal pela Cosern, distribuidora do Rio Grande do Norte.

Estiveram presentes à entrega dos respiradores, além de  Cynira Malveira da Coelba; a Diretora Geral do Hospital Espanhol, Thayse Barreto; o Diretor Médico, o infectologista Roberto Badaró e o Diretor Geral da Rede de Assistência da SESAB, Igor Lobão.

 2ª onda

Colaboradores do Hospital prestigiaram o ato da entrega e todos ouviram do infectologista Roberto Badaró o alerta sobre a possibilidade de uma segunda onda da Covid. “Estes novos aparelhos chegam para reforçar a estrutura desta Unidade que, até o momento, supriu de forma plena e satisfatória as necessidades dos atendidos. Mas os novos equipamentos nos trazem ainda maior segurança, na possibilidade iminente de uma 2ª onda, nesta pandemia que assola o mundo, como nenhuma já vivida pela humanidade” – comentou o Diretor Médico do Hospital Espanhol.

As 40 caixas contendo as peças dos 20 respiradores foram descarregadas do caminhão por uma equipe de quatro eletricistas da Coelba e alguns colaboradores do Hospital. “É gratificante demais estar aqui, participando desta entrega, podendo contribuir neste momento de doença no mundo todo. E mostrar que a Coelba não só cuida da energia, mas cuida da saúde… da vida” – externou Jamile de Souza, uma das eletricistas da equipe.

“Agradecemos à Coelba pelos 20 respiradores que são de suma importância para complementar o parque tecnológico que é este Centro de Tratamento Covid, no Estado da Bahia. Nós conseguimos enfrentar a primeira onda desta pandemia com a dignidade e o sucesso de oferecer o quantitativo de leitos e respiradores para quem precisou. Esta doação é um recado claro para a população que a pandemia não acabou! Precisamos manter o cuidado e as prevenções” – alertou Dra Thayse Barreto.