Pacientes, acompanhantes e colaboradores recebem assistência pedagógica e terapêutica, para que sejam fortalecidos durante o período de permanência na unidade de saúde

Os pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), recebem uma assistência psicológica e terapêutica, para que sejam fortalecidos durante o período de permanência na unidade de saúde. Por este mesmo motivo, o projeto ganhou o nome de ‘Fortalecer’. Através de arte, eles expressam seus sentimentos.

A coordenação multiprofissional é responsável pelos encontros, que acontecem diariamente, em vários locais da unidade hospitalar. Os pacientes e acompanhantes revelam seus sentimentos e angústias do dia e o momento termina com uma oração. Eles “Todos estamos suscetíveis ao medo, e a forma de expressar ele acontece nesses encontros. Todos precisamos estar fortalecidos. Se são colocados os medos para fora de alguma maneira, através de conversa, canto, ou arte, a pessoa é transmitida para um lugar de conforto”, esclarece Letícia Vieira, coordenadora multiprofissional e psicóloga do Hugo.

O FORTALECER

Os atendimentos são em grupos, e a iniciativa do Fortalecer é da psicóloga Mônica Francisca Benevides, que leva música com temas direcionados, além de dar oportunidade para que as pessoas se expressem de alguma maneira, durante o período em que acontecem os encontros. Cantar, contar sobre o medo que está sentindo, falar sobre os sentimentos, fazem parte dos momentos. Os encontros acontecem de segunda-feira a sexta-feira, em horários alternados, para que toda a unidade seja visitada.