Iniciativa já é permanente na unidade desde 2020 e segue em 2021, para fortalecer o emocional de quem está internado, de quem acompanha paciente e dos próprios colaboradores do hospital

Quem sobe pelo elevador do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) já ouve de dentro do caixote de metal um som nada conveniente em unidade hospitalar. A energia daquela música aquece, reforça o emocional tanto de quem está internado, de quem acompanha o paciente e dos profissionais que trabalham no ambiente. A ação é desenvolvida pelo Janeiro Branco, uma iniciativa da gerência assistencial da unidade, em conjunto com o departamento de psicologia, para reforçar a saúde mental.

As rimas da música ‘É preciso saber viver’, composta por Erasmo Carlos em 1998, parecem tão oportunas para a atualidade, que envolvem todos, no corredor do 4º andar da unidade: “Toda pedra do caminho; você pode retirar; numa flor que tem espinhos; você pode se arranhar; se o bem e o mal existem; você pode escolher. É preciso saber viver”. Com uma pequena caixa de som à mão e algumas cópias da letra impressas, a psicóloga Mônica Lelis Benevides faz o convite sutil.

Aos poucos, em menos de 30 segundos, ela é seguida por um grupo grande de pessoas que estão dispostos a participar do projeto com nome mais propício para a ocasião: Fortalecer. Mulheres, homens, todos estão ali porque precisam de um apoio psicológico. Se expressar de alguma forma — através de música, oração, conversa, pintura, dança, seja lá como se sentir melhor — é expor o próprio medo, a angústia que está passando e se livrar do que pesa.

“Nós criamos o Fortalecer para os colaboradores, que estavam angustiados com toda a situação da pandemia. Percebemos medos; e com isso, demos o apoio psicológico. Mas os pacientes e acompanhantes perceberam essas ações e pediram para ser inseridos nesse projeto: não pensamos duas vezes em integralizar, fazer com que todos sejamos um só. Assim, transformamos o momento em humanização para quem está no hospital”, explica a psicóloga Benevides.

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.