A semana de 25 de janeiro começou com o clima de esperança de sempre, no Hospital Espanhol! Mas com um tempero especial: um totem de fotografias digitais para os colaboradores tirarem suas fotos e registrarem o trabalho que vai ficar muito além do currículo. Vai ficar na história do mundo e na memória de cada herói da saúde da Pandemia Covid-19. Cuidar de quem cuida é filosofia praticada pelo INTS, com ações sucessivas para motivar o colaborador, lembrando-lhe o quanto ele é importante, o quanto ele merece ser cuidado, com carinho e afeto. E a surpresa desta semana foi a instalação de um totem para produção de fotos digitais com revelação instantânea, personalizadas com a mensagem de que #DiasMelhoresVirão.

A empresa contratada pelo INTS para a ação foi a Clicaê Fotocabine, sob a responsabilidade da fotógrafa Nana Sarmento. “Atuo no mercado da fotografia criativa há 10 anos e nunca me emocionei tanto como estou me emocionando, fotografando os profissionais da linha de frente. É uma forma de agradecer por toda dedicação, doação e risco que estão correndo” – afirmou Nana com lágrimas nos olhos. E a cada colaborador fotografado, ela fazia questão de lhe agradecer pelo trabalho. A energia que circula num Centro de Tratamento Covid-19 é mesmo contagiante! A fila se formou em frente ao totem pelos interessados em serem fotografados. Era hora de tirar a touca por um instante e ajeitar os cabelos, lembrando que os heróis têm direito à vaidade.

Fotografar é cuidar

Para a Gerente de Enfermagem da Unidade, Elane Reis, ações como esta são muito importantes para a motivação da equipe e a compreensão de que o INTS se preocupa com os seus colaboradores e reconhece seus esforços. “A 2ª onda veio e com ela, o trabalho e a tensão dobraram. É preciso cuidar do colaborador!” – afirmou a enfermeira Elane. As fotos podiam ser individuais e, também, em grupo: com a chefia, com colegas, em dupla, em trio… à escolha do colaborador. Viviane Conceição e Calica Paraízo são Técnicas de Enfermagem, trabalham juntas, no mesmo setor, e juntas quiseram ser fotografadas. “Eu adorei a surpresa! Dias melhores, realmente virão! E as amizades que fiz aqui ficarão para a vida inteira. A Covid me deu muitos amigos de presente” – vibrou Viviane. E Calica completou: “Faço das palavras de Viviane as minhas. E acrescento que trabalhar aqui tem sido uma experiência única e maravilhosa que vou levar para o resto da vida!” Tainá de Santana é Supervisora de Higienização e externou com alegria o seu sentimento: “Eu amei! É uma honra trabalhar aqui. Não é em qualquer contrato que a gente encontra este cuidado com a gente. Gratidão INTS!”