O Projeto Saúde e Bem-Estar do INTS, destinado aos seus colaboradores, esteve no Hospital Espanhol, na sua 2ª edição, nos dias 11 e 12 de fevereiro. Um combo triplo de serviços é oferecido pelo Projeto, visando melhoria na qualidade de vida.
Mais do que nunca, o INTS não tem medido esforços para cuidar da saúde física e mental do seu time de heróis – profissionais que também não têm medido esforços para salvar vidas!

São oferecidos: exame de bioimpedância, consulta com nutricionista, massoterapia e acupuntura auricular. A massoterapia tem sido o serviço mais desejado entre os atendidos, sempre sedentos por um toque corporal para relaxamento.
O infectologista Roberto Badaró, Diretor Médico do Hospital Espanhol, mesmo com a sua rotina atribulada, se permitiu ser atendido pela equipe do Saúde e Bem-Estar e saiu motivado e encantado: “Seria bom que pudéssemos ter isto aqui todos os dias”, comentou ele, com leveza e descontração, considerando a iniciativa do INTS ser um Projeto maravilhoso para os seus profissionais.

Adesão de mais colaboradores

A proposta do Projeto é dar sequência aos atendimentos, como forma de acompanhamento dos colaboradores. Em dezembro/20, aconteceu a 1ª edição e na de fevereiro, muitos colaboradores voltaram, no intuito de dar continuidade às mudanças que se propuseram a fazer nos seus hábitos, com as orientações dos especialistas.
“A 2ª edição foi um sucesso! Houve o retorno de muitos colaboradores, apresentando grande evolução na mudança de seus hábitos, perda de gordura, ganho de massa magra e o cumprimento de um plano alimentar nutricional. Isto prova que estamos atingindo o objetivo do Projeto. Desta vez, realizamos um maior número de primeiros atendimentos, mostrando que os colaboradores têm estimulado os colegas que ainda não tinham comparecido” – comemorou Fabiana Leite, Coordenadora do Projeto, animada com os resultados.

Matheus Souza trabalha na área de TI e foi um dos que sentiram diferença, desde que começou a seguir as orientações recebidas: “Perdi 3Kg, comecei a beber bastante água, porque eu quase não bebia, e mudei meus hábitos alimentares. Estou satisfeito com a minha evolução. E este aqui é um momento nosso, para relaxar da tensão que vivemos na rotina hospitalar” – comentou ele. No intuito de motivar e facilitar a ingestão de água em quantidade favorável, o Projeto sorteou, entre os colaboradores atendidos, uma squeeze (garrafinha portátil) personalizada com a marca do INTS.

Para a nutricionista Kauiza Egas, responsável pelas consultas nutricionais nesta 2ª edição, um dos fatores mais agravantes para os profissionais da linha de frente tem sido a falta de autocuidado, em detrimento ao cuidado intenso e exaustivo, dedicado aos pacientes com Covid-19. “O exame de bioimpedância consegue mostrar em números, um retrato corporal da pessoa. Desta forma, a conscientização é mais fácil, em relação às suas reais necessidades na alimentação que é a base de tudo. E dentro do quadro de cada um, seus gostos e hábitos, propomos uma sugestão de cardápio adequado e com dicas práticas. Como por exemplo, a dica de ingestão de banana e kiwi que são alimentos importantes para o controle da ansiedade. Se eles não se cuidam, não podem cuidar tão bem dos pacientes e colocam em risco a sua própria saúde”, conclui Kauiza. “Esta é uma ação muito importante. A gente sente a preocupação do INTS com a nossa saúde e qualidade de vida. E isso é motivante e gratificante para o colaborador” – externou Monique Silva, Coordenadora do Serviço Social do Hospital Espanhol, que também foi atendida pelo Projeto.