Na semana em que o Hospital Espanhol, em Salvador-BA, completa um ano salvando vidas que lutam contra a Covid-19, a Unidade recebeu visitas, na sua área externa, de grupos religiosos levando fé e bençãos para fortalecer os seus profissionais.

O Projeto Serenata do Movimento Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de São Salvador da Bahia fez a sua visita ao HE, na tarde do sábado, 17. “Este Projeto foi criado pelo Movimento RCC Salvador, durante a pandemia e consiste no envio de equipes a lugares públicos e instituições para levar a Palavra de Deus através de canções. No caso dos hospitais, o objetivo visa fortalecer a fé e a esperança de quem luta contra o Covid -19” – explicou Jaciane Silva, 36 anos, Coordenadora Diocesana do Ministério para as Família do RCC Salvador.

E ela contou um pouco da experiência do grupo, no HE: “A nossa missão foi contemplada com a alta de alguns irmãos. Que alegria ver aquele momento! Saímos muito mais fortalecidos do que chegamos, fomos levar, mais recebemos muito! Vocês que estão ali e em tantos outros hospitais de campanha são exemplos de muita fortaleza para nós! Foi tanta emoção que eu não sabia se chorava ou se rezava…”.

No domingo, 18, foi a vez da Igreja Deus é Amor realizar um culto na parte externa da Recepção do Hospital. Um culto musical que teve a participação de colaboradores do HE, entoando os louvores e puxando o coro de fé. Josy Souza que atua na Farmácia e, também, é cantora, fez um solo que emocionou os presentes.

Pastor Enéas, responsável pelo culto comentou:

“Fizemos o culto e foi uma benção. Saímos muito felizes, mais edificados, mais leves e alegres do que chegamos”.

Energia Positiva

As sensações e comentários da positividade que reina no ambiente do Hospital Espanhol, apesar de toda a carga de estresse comum a um Centro de Tratamento para a Covid-19, é fato e tem se repetido, inclusive por pessoas que lá vão pela primeira vez.

Assim também foi com o Projeto Serenata que voltou ao HE, dois dias depois, para mais uma benção, no dia 19/04. E desta vez com uma simbologia ainda maior. Porque em 19/04/20, a três dias da reabertura do Hospital Espanhol, que foi em 22/04/20, a Unidade recebeu a sua primeira benção para enfrentar a pandemia, salvando vidas. Dado pelo Padre Edson Menezes da Igreja do Senhor do Bonfim, na presença do Governador Rui Costa e do Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

E o Padre Gabriel Mota renovou a benção ao Hospital Espanhol, um ano depois, na presença de gestores e profissionais da saúde, percorrendo áreas externas da Unidade, portando o ostensório e irradiando gratidão e luz.

É um Hospital abençoado!