Unidade é voltada para o atendimento de usuários de álcool e drogas bem como para o apoio às suas famílias

            O prefeito em exercício de São Paulo, Ricardo Nunes, e o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, inauguram oficialmente nesta quinta-feira, 6 de maio, às 9 horas, o CAPS Álcool e Drogas II Cidade Ademar, sob gestão da Organização Social INTS. A unidade é voltada para o atendimento de usuários de álcool e drogas bem como para o apoio a suas famílias. Iniciou o atendimento em janeiro, tendo realizado até o momento o atendimento de 264 pacientes.

A unidade trabalha para a reinserção familiar, social e comunitária da população atendida. O CAPS propõe a quebra do modelo de cuidado tradicional, alterando a maneira de lidar com o sofrimento mental e seus determinantes, a partir da lógica de cuidado humanizado. O cuidado ofertado aos usuários visa a atuação no próprio território de cobertura, ampliar o processo de cuidado aos familiares e a atender questões de âmbito social.

O CAPS AD Cidade Ademar é ligado a 21 unidades básicas no território de Cidade Ademar e Pedreira. Possui horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 07 às 19 horas. Seu púbico alvo são: pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. É também um lugar de referência de cuidado e proteção para os usuários e familiares em situação de crise e maior gravidade (como: recaídas, abstinência, ameaças de morte, etc.);  Conta com uma equipe multiprofissional: administrativo, medico psiquiatra, medico clínico geral, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermagem, farmácia,  agente de redução de danos, oficineiras, educador físico e outros.

Realiza acolhimento inicial, possui grupo de boas vindas, atendimento para construção de Projeto Terapêutico Singular, Convivência – espaço de redução de danos, atividades coletivas como: masculinidades, jardinagem, grupo de família, escuta ativa, psicoeducação, chá das manas; minas e monas, prevenção à violência, jornal, projeto de geração de trabalho e renda, promove intervenções em cenas de uso e áreas com alta vulnerabilidade social e organiza no território o Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos. Importante ressaltar que neste momento da pandemia todas as atividades propostas foram adaptadas para seguir as normas de biossegurança e prevenção do COVID.

Serviço:

Inauguração oficial do CAPs AD II Cidade Ademar

Quinta-feira, 6 de maio, às 9 horas

Local: Estrada do Alvarenga, 537, Jardim Pedreira