A secretaria municipal de saúde de  Suzano , com o apoio do INTS dará início oficialmente a campanha de Prevenção e Diagnóstico precoce de Câncer Bucal no dia 27 de maio de 2021.

As ações de monitoramento acontecerão paralelamente a vacinação do COVID 19, inicialmente no polo Arena, nos dia 27 e 28 de maio, 10, 11, 17 e 18 de junho e em algumas unidades de saúde do município.  A campanha de prevenção do câncer de boca acontecia  anualmente, paralelamente a campanha de imunização contra a influenza ,mas no ano de 2020,  foi suspensa pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A secretaria estadual da saúde recomendou a retomada da campanha do câncer bucal esse ano, respeitando a situação epidemiológica dos municípios.  Em 2021, a campanha foi reorganizada e acontecerá de forma mais tímida do que nos anos anteriores, destacando o objetivo de sensibilizar a população a realizar a prevenção, o  autoexame e o diagnóstico precoce, quando há maior chances de cura.

As equipes do INTS,  no último final de semana, aproveitaram o evento de prevenção de Papanicolau  realizado em quatro unidades da saúde da família para testar uma nova ferramenta de fichas de monitoramento eletrônico, desenvolvido pela semiologia do centro de especialidades odontológicas do município, Dra. Desirre Cavalcanti, que, de forma célere, e eficiente, auxiliará no diagnóstico dos casos suspeitos.