Maio é o mês da enfermagem, no calendário da saúde! No dia 12, é celebrado o Dia do Enfermeiro; no dia 20, o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. E no Hospital Espanhol, a classe do cuidar foi lembrada e homenageada, durante todo o mês de maio, com atividades diversas, de palestra a SPA para o corpo. Afinal, cuidar de quem cuida é filosofia praticada no HE!

12 de maio

No dia 12, o time de enfermagem que dava plantão no Hospital Espanhol, começou o seu Dia Profissional com a palestra “Segurança do Paciente e a Enfermagem”, ministrada pela enfermeira Profª Drª Sandra Ely de Souza. Para abertura da palestra, a Gerente de Enfermagem do HE, Elane Reis, proferiu algumas palavras e tocou o grupo quando ressaltou: “Nossa luta é diária. Quem aqui nunca sofreu um preconceito por ser ‘o enfermeiro’ e não ser ‘o médico’? Ele é velado, mas ainda existe. Resiliência e força são nossos pontos fortes e assim lidamos com as adversidades”.

Ao final da sua palestra, a professora Sandra Ely comentou: “A enfermagem é quem está 24 horas ao lado do paciente, a segurança dele é o norte do cuidar do enfermeiro. Não há tema melhor para ser abordado, nesta data de homenagem à classe. E encontrar ex-alunos meus, nesta plateia de guerreiros da Covid, está sendo uma grande satisfação”.

Colaborador de Enfermagem do Mês

Em maio, foi implantado pelo Núcleo de Educação Permanente do HE, a campanha para eleição do “Técnico de Enfermagem e Enfermeiro do Mês”, por setor. Uma eleição entre colegas, quando o voto é dado para aquele profissional que melhor se destacou na sua função durante o mês em curso.

Ao término da palestra do dia 12, alguns profissionais presentes foram surpreendidos ao serem chamados para receber o “Certificado do Técnico / Enfermeiro do Mês” do seu setor. Raizza Oliveira foi eleita Enfermeira do Mês da Enfermaria 4C e descreveu o que sentiu: “Para mim foi uma surpresa muito boa! Eu não faço nada esperando reconhecimento, mas faço por amor. Cada dia tento superar a mim mesma. Trabalhar aqui é um desafio. Eu tive muito medo, mas enfrentei. E este Certificado atesta que eu deveria estar aqui mesmo. Só tenho a agradecer a todos os meus colegas”.

A enfermeira Sanjaya Mayan é responsável pelo Núcleo e explicou: “O Projeto de ‘Técnico de Enfermagem e Enfermeiro do Mês’ foi uma maneira de valorizar essa força de trabalho que é a maior, quantitativamente falando, do Hospital Espanhol. E por que logo no mês de maio? Porque é o mês da enfermagem. Temos o intuito de sempre estar cuidando de quem cuida. E valorizar o profissional é uma das maneiras de fazer isso acontecer”.

Aulas de Maquiagem

De 12 a 20 de maio, numa parceria com a empresa de cosméticos Mary Kay, os profissionais de enfermagem tiveram aulas de automaquiagem, em horários variados, facilitando a possibilidade de comparecimento.

Numa fase em que o autocuidado é mais do que necessário, mas que as saídas para passeios estão suspensas, a maquiagem deixou de ser rotina frequente. E receber dicas de beleza foi estimulante para as heroínas da saúde do HE.

20 de maio foi Dia de SPA

Durante todo este dia os serviços de limpeza de pele, automaquiagem, massoterapia, cabeleireiro e sobrancelhas estiveram disponíveis para atender aos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os homens foram minoria, mas também se fizeram presentes, em um bom número. Principalmente, para a massoterapia!

Os serviços foram oferecidos pelo Ministério Jovem da Igreja Adventista do 7º Dia – do Campo de Salvador e Região Metropolitana. O grupo se mobilizou e conseguiu profissionais voluntários para passarem o dia no Hospital Espanhol realizando os serviços de forma gratuita para os heróis da linha de frente. “Devemos dar de graça o que de graça recebemos. Então, cada um está se doando com aquilo que sabe fazer e promovendo cuidados corporais em pessoas que estão lutando para salvar vidas, se expondo e expondo suas famílias ao risco da contaminação. É uma forma que temos de ajudar e isso nos motiva muito” – afirmou com emoção Marli Ribeiro, Coordenadora do Ministério Jovem.

E como no Hospital Espanhol a música está sempre presente, as homenagens do dia 20 se   encerraram ao som de um saxofone, tocado na recepção principal, no início da noite, no momento de grande fluxo de profissionais, pelo horário da troca de plantão. Momento de surpresa boa, leveza e motivação.

E assim foi o mês de maio no HE… Que assim sejam os próximos meses!