Alunos dos cursos da área de saúde da Universidade Uninassau escreveram 50 cartas personalizadas e motivacionais para os profissionais do Hospital Espanhol que foram entregues, pessoalmente, por uma equipe da Universidade, na manhã de chuva da última terça-feira (1º).

Corria água do céu e corriam lágrimas dos olhos de quem entregava e de quem recebia as cartas. A entrega começou às 7h e se estendeu até o meio da manhã. Porque a interação aconteceu, além do esperado. Alguns profissionais levavam suas cartas para lerem de forma reservada e outros abriram suas cartas para lerem junto à equipe da Universidade. O que emocionou e marcou mais este momento de humanização entre as instituições. Há um ano, a Uninassau visitou o HE para a entrega de 140 kits lanches, preparados por estudantes dos cursos de nutrição e gastronomia.

As cartas foram escritas por alunos do primeiro semestre dos cursos da área 2. E os conteúdos refletem o quanto estes profissionais representam o que eles querem ser amanhã. São verdadeiros símbolos de luta e eles externaram isso nos textos, de forma sincera e pessoal.

Calouros que se miram nos profissionais

“A Uninassau entende que estes calouros precisam se sentir também inseridos neste processo de luta contra a Covid-19. Motivar os profissionais da linha de frente é uma forma de participarem da pandemia, mirando-se em exemplos que atuam hoje com comprometimento e entrega, mesmo com todo o risco que correm, diariamente” – analisou a Profª Lúcia Baraúna, Diretora da Uninassau Lauro de Freitas e que estava no grupo de entrega das Cartas para a Vida.

Emilene Passos é Técnica de Enfermagem da UTI  e foi uma das que fez questão de ler a carta em voz alta para toda a equipe da entrega e agradeceu: “É muito gratificante receber uma carta desta, em meio a um plantão. É sinal do quanto nosso trabalho está sendo reconhecido. Precisamos muito deste carinho. Só tenho a agradecer aos alunos da Uninassau”.

A Gerente Administrativa do HE, Fabiana Daltro, acompanhou a ação e ao final, agradeceu a todos pela empatia e disponibilidade: “Fomos agraciados com estas cartas. Numa forma linda e carinhosa, os alunos dedicaram palavras para nos motivar e nos fortalecer, neste dia a dia de luta contra a Covid-19. Agradecemos à Uninassau por termos sido escolhidos para participar do Projeto Cartas para a Vida”.