Ação faz parte da Campanha Junho Vermelho

Quem precisa de sangue depende da generosidade da população, consciente disso o Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) preparou uma atividade diferente nesta quarta-feira, 9, em alusão a Campanha Junho Vermelho. Profissionais da equipe multiprofissional fizeram uma atividade de conscientização com o público internado da unidade. A iniciativa informou obre a importância do ato de solidariedade, além de mobilizar novas doações para aumentar os estoques de sangue.

Os profissionais distribuíram fôlderes educativos para pacientes, acompanhantes e colaboradores que falam sobre a importância e os critérios para se tornar um doador. “Em tempos de pandemia vivemos momentos em que o mundo precisa de mais solidariedade. É um gesto simples que pode salvar vidas. É importante lembrar que não há um substituto para o sangue e a disponibilidade é essencial em diversas situações no hospital como cirurgias e tratamento de pessoas com doenças crônicas e necessitam de transfusão sanguínea”, explica a coordenadora multiprofissional do Hugo, Andressa Arruda.

A profissional explica que a manutenção dos estoques de sangue em níveis seguros em todo país depende da doação regular de sangue que ainda é feita por uma pequena parcela da população brasileira. “Vamos fazer nossa parte, juntos somos mais fortes”, afirma Andressa.

Junho Vermelho

Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

Quem pode doar?

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal). É necessário estar descansado e bem alimentado, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.