Criado com o objetivo de dar suporte à rede estadual saúde durante a pandemia, unidade se tornou crucial no combate à Covid-19 em Goiás

Atuar incansavelmente para salvar vidas. Esse é o lema dos profissionais que atuam no Hospital Regional de Itumbiara São Marcos.  Nesta quinta-feira, 1, a unidade implantada pelo Governo de Goiás em julho de 2020, completa um ano de existência. O local é um dos maiores centros hospitalares do Estado dedicado ao tratamento da Covid-19.

Ao longo de todo esse período, foram atendidos 3.652 mil pacientes, sendo 2.238 mil internações e 1.414 mil atendimentos no pronto atendimento. Do total de internações, o Hospital de Itumbiara registrou 1.575 mil recuperados da Covid-19. Atualmente, o HCamp de Itumbiara opera com 50 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 70 leitos de enfermaria. No total, atuam na unidade cerca de 550 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e muitos outros.

Segundo o diretor geral do HCamp de Itumbiara, Ricardo Bricídio, o legado do hospital vai ser pontuado por histórias especiais, que em comum valorizam o amor à vida. “O esforço diário dos nossos profissionais rendeu momentos de esperança e alívio aos pacientes e seus familiares. Por isso, o Hospital São Marcos já tem uma história marcante na saúde pública de Goiás”, destacou.

O diretor ressalta que a luta pela vida é constante na unidade. “A atenção e o cuidado que nossos pacientes recebem são resultados de um esforço permanente da equipe para proporcionar um tratamento humanizado”, afirma.

A enfermeira Valéria Lourenço está no hospital desde o início. “Durante esse ano nós caminhamos juntos com essa estrutura que é tão grandiosa. Meu sentimento é de vitória. Eu não imaginava como seria prazeroso e satisfatório trabalhar no São Marcos. Eu me sinto realizada profissionalmente, e acima de tudo, como cidadã por atuar no HCamp de Itumbiara. Nossa região ganhou muito com o hospital. Nós estamos aqui nessa luta contra o vírus juntos e espero completar muitos anos na unidade”, revela.

O Hospital Regional de Itumbiara foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado no dia 1º de julho de 2020 com leitos de enfermaria e UTI. A unidade é referência no enfrentamento da Covid-19, recebendo pacientes de todas as regiões do Estado. A entrada em funcionamento do HCamp faz parte da estratégia do Governo de Goiás de levar saúde para mais perto do cidadão goiano.