O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) aderiu à campanha Novembro Azul com o intuito de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Na manhã desta quinta-feira (14 de novembro), os colaboradores da Sede se vestiram com peças de roupa azul a fim de reforçar a campanha. Desde o início do mês os colaboradores também estão usando um laço azul no cordão do crachá.

Além dessas ações, o Núcleo de Promoção à Saúde do INTS realizará uma palestra sobre o tema, em uma instituição que será divulgada em breve, onde os participantes terão acesso à informação, brindes e um coffee break. A ação está prevista para acontecer no dia 27 de novembro de 2019.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.