NOVEMBRO AZUL

No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina e, pensando nisso, o Núcleo de Promoção à Saúde do INTS realizou, no dia 28 de Novembro, uma ação de prevenção e conscientização voltada para os colaboradores homens da LIMPURB – Empresa de Limpeza Urbana de Salvador.

A enfermeira Mércia Vieira realizou uma palestra, abordando o que é o câncer de próstata, suas causas, sintomas e tratamentos, bem como quais são os diagnósticos e quais as formas de prevenção. O objetivo da ação, além de debater sobre a importância de buscar a prevenção e o diagnóstico precoce para que os homens tenham mais qualidade de vida e chances de sobrevida, foi também promover uma mudança em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata. Após a palestra, ocorreu a distribuição de brindes relacionados a temática proposta, finalizando com um coffee break e um momento de trocas de informações.

SAÚDE BUCAL

No último dia 10, o Núcleo de Promoção à Saúde também promoveu uma ação de saúde bucal para todos os colaboradores administrativos da LIMPURB, através do Projeto +Alegria. Na ação, foi realizada uma palestra pela cirurgiã-dentista Áurea Vilas-Boas, especialista em saúde coletiva, onde abordou alguns temas como cárie, gengivite/periodontite, bruxismo e câncer de boca, além da distribuição de kits de saúde bucal (contendo escova, pasta de dente e fio dental), escovação supervisionada e avaliação epidemiológica. Durante a avaliação bucal houve a oportunidade de tirar dúvidas, relatar algumas queixas pessoais sobre saúde bucal e receber orientações de tratamento e prevenção. “Ações em saúde devem ser realizadas com frequência, uma vez que a rotina do dia a dia e a falta de acesso à informação dificulta a identificação do problema e a procura pelo atendimento odontológico” – comentou Dra. Áurea.