Uma equipe do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), administrado pelo INTS, participou nos dias 29 e 30 de janeiro, em São Paulo, de um Workshop de Gestão Avançada em Serviços de Urgência. A capacitação ministrada por profissionais do Hospital Sírio Libanês, em parceria com Ministério da Saúde, objetiva a aplicação prática da metodologia Lean para os participantes do 4º Ciclo do projeto, em especial aos Serviços de Urgência por meio de dinâmicas para fixação do aprendizado e exercícios para cada etapa do método, com base de estudos de caso.

A metodologia do projeto Lean visa melhorar a gestão nas emergências e diminuir a superlotação nas urgências hospitalares. Essas ações facilitam o acolhimento e atendimento dos pacientes nos prontos-socorros dos hospitais. Para a Gerente Assistencial do Hugo, participante do Workshop, Janine de Paula, a capacitação foi uma experiência única para aprender e praticar ações que vão melhorar os fluxos operacionais do hospital. “Nos induz a uma prática que dá certo”, explica.

Segundo o Diretor Técnico do Hugo, Eros de Souza, participar do Lean é usufruir de uma metodologia que enxuga os processos, aumenta a eficiência, reduz custos e melhora os indicadores do hospital. “O Hugo é um hospital muito grande e cheio oportunidades de melhoria, essa consultoria do Sírio vai tornar o hospital melhor como um todo e criar a cultura de eficiência operacional em todos os setores”, avalia