Esperar a hora do atendimento em uma recepção de hospital pode não ser um momento muito agradável. Pensando nisso, a Diretoria Administrativa do Hospital de Bertioga, administrado pelo INTS, implantou o “Salão Informativo”. A ação envolve os profissionais do Hospital tanto da parte técnica quanto administrativa, para que se abranja temas de utilidade pública para os pacientes e acompanhantes. Nesta semana, o tema foi Coronavírus. Foram abordados pontos como: o que é, de onde vem, como está espalhado, casos suspeitos no Brasil, sinais e sintomas, etiqueta do espirro e como prevenir.

A fala desta vez foi da Enfermeira de Educação Continuada, Juliana Seraglia, que a aceitação é satisfatória e muito bem acolhida pelos pacientes. “Em todo o momento eles interagem fazendo perguntas pertinentes ao tema e, com isso, a produtividade do trabalho, resolução de dúvidas, enriquecimento da cultura populacional e também profissional estão em alta”, contou.

Sobre o Salão Informativo
O Salão Informativo tem como objetivo tornar mais atrativo e eficiente a comunicação com o cliente que procura o serviço de saúde do Hospital Municipal de Bertioga – INTS em relação ao tempo de espera de sua consulta médica para diminuir ansiedade e, dentro deste contexto, levar informações técnicas para ajudar de alguma forma em seus conhecimentos e para que o mesmo seja multiplicador das informações repassadas. Também trabalha a conscientização da prevenção de doenças e promoção da saúde.

Os temas são escolhidos de acordo com que se tem de influência nos momentos, o que mais circula nas mídias sociais, notificações técnicas da ANVISA e curiosidades do que é colocado pelos clientes atendidos.

Os salões informativos acontecem semanalmente, às terças-feiras, no período da manhã (10h) no salão da recepção e no período da tarde (14h) no corredor do pronto atendimento e sempre que for necessário.