Neurocirurgião do Hugo alerta sobre os perigos do “desafio da rasteira”

22 de abril de 2024

Confira também as nossas redes sociais:

Uma nova brincadeira feita principalmente entre adolescentes no ambiente escolar está virando “febre” e preocupa pais, professores e profissionais de saúde pelos riscos de queda e até de morte. No “desafio da rasteira”, ou “quebra-crânio”, como a iniciativa tem sido chamada, duas pessoas pedem a uma terceira para dar um pulo e, quando a vítima está no ar, as outras a derrubam com um pontapé.

Já são inúmeros vídeos compartilhados nas redes sociais. Boa parte das filmagens se passa em colégios, em plena volta às aulas. Fica o alerta a pais e educadores sobre os ricos desse jogo.

Alerta

O neurocirurgião Marcos Spadoni, coordenador da neurocirurgia do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), administrado pelo INTS, alerta que uma queda desse tipo pode inclusive levar a morte. “É uma brincadeira de mau gosto, extremamente perigosa, que pode gerar lesões neurológicas temporárias, sequelas severas ou até mesmo a morte”, explica.

O médico pontua os riscos: “Esse impacto do crânio no chão pode causar fraturas simples, desmaios, lesões na coluna e até mesmo traumatismo craniano. Na coluna, há riscos de comprometer a medula espinhal, ocasionando um deficit definitivo no paciente. Nos casos mais graves podem ocorrer lesões neurológicas que podem ocasionar morte”, pontua.

Marcos Spadoni finaliza alertando os pais e educadores para o monitoramento e inibição desse tipo de “brincadeira”.

“É importante que os pais, educadores, proprietários de clubes e de escolas do Brasil inteiro alertem os jovens sobre os riscos e proíbam a brincadeira para evitar o maior tipo possível de machucado nessas crianças”, afirma.

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Hospital Guarapiranga apresenta quatro trabalhos no COSEMS 2024

Unidade municipal de saúde conta com quatro projetos na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios O Hospital Municipal Guarapiranga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), apresenta, entre os...

ler mais