Em meio à pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde tem mobilizado a população a confeccionar máscaras de pano. Feitas de tecido, elas asseguram uma boa efetividade, se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente. Mas não são todos que têm habilidades, ou mesmo tempo para produzir o material. Por isso, o Grupo de Voluntariado de Bertioga uniu-se ao Hospital de Bertioga em prol de quem precisa.

A equipe está produzindo máscaras para doar aos pacientes, acompanhantes e pessoal de assistência social. O material produzido caprichosamente é disponibilizado, diariamente, em uma cesta, na tenda de triagem, para facilitar o acesso e distribuição.

As máscaras são exclusivamente para pacientes e não são utilizadas por funcionários ou prestadores de serviços que utilizam as dependências do hospital. Ao utilizar a máscara evite tocá-la. Ao chegar em casa remova pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocar na parte da frente. Lave em diluição de água e água sanitária. (A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Por exemplo: 10ml de água sanitária para 500ml de água potável). Deixe de molho por cerca de 30 minutos e depois lave com água e sabão.