Hospital de Bertioga implanta ação que “carimba” placenta no nascimento

7 de julho de 2020

Confira também as nossas redes sociais:

O momento do nascimento de uma criança é algo marcante para qualquer família. Mas e se esse momento fosse eternizado com um “carimbo” do órgão símbolo dessa ligação entre a mãe e o bebê? Essa é proposta do projeto Árvore da Vida, do Hospital Municipal de Bertioga, em SP, administrado pelo INTS. A ação, que já acontece em outros hospitais públicos do Brasil, consiste em realizar uma arte com a própria placenta da mãe, que depois de ser retirada é secada é pintada com tinta guache. Em seguida a equipe “carimba” o órgão em um papel e nele são anotadas várias informações sobre o parto. Para Márcia Affonso, enfermeira obstetra que sugeriu a ação ao hospital, o desenho é uma recordação artística ainda mais significativa. “Com a parceria e apoio do INTS vou ter oportunidade de implantar esse projeto Árvore da Vida, onde faremos o carimbo da primeira casa do bebê, com frases motivacionais desse momento especial para presentear a mamãe”, explica.

A primeira mamãe do Hospital a participar da ação foi a Maria Jéssica de Souza, 29 anos, que nesta terça-feira, 07 de julho, deu a luz ao Bryan. “Queria agradecer ao carinho de toda equipe, a todos que foram muito atenciosos por me proporcionarem esse presente lindo que ta aqui mamando. E estou muito orgulhosa de fazer parte desse novo projeto! Parabéns a todos”, disse, emocionada.

Para a Diretora Administrativa do hospital, Ana Patrícia Palma, essa é uma atenção a mais para a mãe e para a família, que os acompanhará como lembrança em toda a sua vida. “É uma forma de deixar estampado a recordação daquele momento tão especial”, conta.