O isolamento dos pacientes internados em tratamento da Covid-19, tem mexido muito com o equilíbrio psicológico dos doentes e de suas famílias. Diante deste quadro, o Hospital Espanhol – Centro de Tratamento da COVID-19, referência na Bahia – está disponibilizando, de forma gratuita, terapia psicológica com atendimento por videochamada para familiares de seus pacientes.
Tudo é novo para todos, inclusive para a área médica. Esta necessidade, assim como outras, foi identificada na pandemia. E passou a ser um processo implantado, no Hospital Espanhol.
“A falta de contato presencial com a família, em um momento delicado como este, só agrava o estado emocional dos envolvidos. O atendimento psicológico ao paciente já existe, como parte do protocolo de tratamento. Agora, o cuidado com os familiares, que o Hospital Espanhol tem tido, lhes disponibilizando terapia com psicólogos, passa a fazer parte dos nossos processos. O equilíbrio do familiar colabora para o bem estar do paciente, nos contatos entre eles, por videochamadas” – explica a médica Thayse Barreto, Diretora Geral do Hospital Espanhol.
A psicóloga Márcia Andrade é responsável pelas terapias online com os familiares e tem se surpreendido com os resultados positivos. Ela chega a realizar 50 atendimentos por semana, em consultas que duram uma média de 30 minutos. “O padrão é de um atendimento semanal. Mas há pessoas que precisam de dois ou até três atendimentos, de acordo com os sintomas. Na maioria das vezes, de angústia, ansiedade, medo e incertezas” – afirma Márcia. Estes sintomas tendem a se acentuar, quando o familiar internado está em coma induzido para ventilação mecânica, sem possibilidade de contato, nem virtual, com a família. “No caso de pacientes em enfermaria, há as visitas virtuais que amenizam a dor da distância e a falta de contato presencial”, diz a psicóloga.
Terapia para fortalecer
Graciele França está em acompanhamento psicológico. Sua mãe de 47 anos está internada na UTI 2 do Hospital Espanhol, desde o último dia 14 de maio. “A minha experiência com a terapia online que o Hospital oferece tem me fortalecido bastante. Ajuda muito ao familiar que está sem poder ver o seu ente querido, enfrentar esta fase difícil, de medo e angústia”, externa ela.
A auxiliar de serviços gerais, Maria da Anunciação Miranda é casada com o cozinheiro aposentado Reginaldo dos Santos que passou 34 dias internado no Hospital Espanhol. O seu quadro se agravou, ele chegou a ser intubado, resistiu, se curou, venceu a Covid e já teve alta. Mesmo com o marido em casa, D Maria que nunca teve a oportunidade de ter um atendimento psicológico, segue sendo acompanhada, em tratamento, grata e feliz pelo apoio e resultados. “Tem males que vêm para o bem. Hoje me sinto muito mais forte e alegre e só quero agradecer”, comemora D. Maria, a saúde física do seu marido e a sua saúde mental.
Os funcionários do Hospital também estão sendo beneficiados com o serviço, considerando o nível de estresse que enfrentam para atuarem na linha de frente. Muitos deles, permanecendo em isolamento das suas famílias, por prevenção e cuidado com os seus entes.