Reaberto como um Centro de Tratamento Covid-19, no último dia 22 de abril, o Hospital Espanhol completou três meses de funcionamento. E a diretoria reuniu seus colaboradores para agradecer a todos pela doação, dedicação e empenho, na realização de um trabalho tão nobre que já proporcionou a cura de mais de 650 vidas.

O encontro, ao pôr do sol, ocorreu na balaustrada superior interna da Unidade com vista para a Baía de Todos os Santos. Foi um final de tarde muito especial com dois acontecimentos marcantes para celebrar a data.

Teve o lançamento do “A Música Une” que é um Projeto em que profissionais do Hospital que se apresentam, numa banda musical formada por eles.

Onde? Ao ar livre, na área externa. Quem é o público? Os seus colegas. Quando? Nos intervalos dos plantões. O objetivo? Descontrair, entrosar e relaxar. A periodicidade? Quinzenal. Se foi bom? Foi um sucesso de emoção e participação, com todos demonstrando interesse para a próxima apresentação.

E o segundo, e não menos importante acontecimento, foi a entrega do “Certificado Obrigado”, para 121 colaboradores que naquele momento representaram todos os seus colegas que estão trabalhando juntos, desde a abertura do Hospital Espanhol. Não é tarefa fácil, se manter uma equipe permanente e coesa, na linha de frente de um Hospital de Campanha, diante dos agravantes de uma pandemia.

O ‘obrigado’ simbolizado num certificado

“Este Hospital ficou mais de cinco anos fechado. Foi difícil deixar tudo pronto para recebermos o primeiro paciente, com tudo funcionando. A participação de todos foi fundamental. Trabalhamos muito para deixar a casa arrumada para o nosso maior propósito que é o nosso paciente. Este é um momento de descontração, mas também é o momento de agradecer a cada um de vocês por participar desta história, em que escrevemos um capítulo a cada dia, a cada plantão. A você, herói da saúde, colaborador do Hospital Espanhol, o nosso muito obrigado” – com esta mensagem, a médica Thayse Barreto, Diretora Geral, recebeu os colaboradores presentes à homenagem e depois chamou um a um para entrega do certificado.

Aline Luquine, Coordenadora do Serviço de Nutrição foi a primeira a ser chamada para receber o seu “Obrigado”, simbolizado num certificado. Sob aplausos dos colegas, ela comentou: “A gente está aqui batalhando, desde o início. E ver que tudo funcionou, que tudo deu certo e continua a dar, é muito gratificante. E o reconhecimento pelos esforços é motivante”.

Também da equipe da Nutrição, a copeira Sueli Sampaio não conteve a emoção ao receber o seu Certificado e sob lágrimas externou: “Eu estou emocionada com este reconhecimento. Porque foi muita luta. Quando a gente chegou aqui, com o Hospital todo fechado, todo acabado, pegamos lá de baixo, do pesado. Limpamos e arrumamos tudo, para ficar como ficou. Que felicidade eu estou sentindo… nunca tinha recebido uma homenagem, pelo meu trabalho!”

Depois da entrega dos Certificados ao time dos três meses, a turma do A Música Une assumiu os microfones e fez um som, da MPB ao arrocha, para os heróis da saúde relaxarem por um momento e com merecimento, mesmo estando no seu campo de batalha contra a Covid-19.