“Conscientizar é o melhor caminho para prevenir”. Dentro deste tema, atividades informativas e práticas foram realizadas, ao longo desta segunda-feira (27), nas mais de 30 unidades de saúde geridas pelo INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, em três diferentes estados brasileiros, beneficiando seus cerca de 5 mil colaboradores.

A sede administrativa do Instituto, situada na Av. Magalhães Neto, em Salvador, também participou da programação que ofereceu a exibição de vídeos sobre o tema e distribuição de brindes. Em Salvador, a realização de testes rápidos para a Covid-19 ocorreu na sede e no Hospital Espanhol.

Para Ana Sandra Araújo, Analista de Segurança do Trabalho do instituto, o caminho é sempre estar atentos às normas de segurança para promover um ambiente mais seguro. “Buscamos executar com frequência a orientação aos nossos colaboradores. E, neste momento que estamos vivendo, é importante reforçarmos essas informações para segurança e bem-estar do trabalhador”, explicou.

Além das orientações, a ação marcou a entrega de almofadas personalizadas a todos os colaboradores que superaram o Covid-19. A ação, que teve o objetivo de simbolizar a vitória da vida, também marca o retorno dos profissionais ao time da empresa. Maiana Andrade, enfermeira do Hospital Espanhol, foi uma das curadas da covid-19 que recebeu o mimo. “Eu quero ajudar outras pessoas a vencerem a Covid, assim como eu venci. Eu quero ser espelho, ser um veículo de esperança, estando lado a lado e poder dizer ao paciente: ‘sabia que você ia vencer e receber alta e estou ao seu lado, junto com meus colegas, pra continuar a te apoiar, agradecer e celebrar’”, contou.

A origem da data

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho foi criado em 1972, ainda durante os anos da Ditadura Militar. Os empresários viram a necessidade de se reduzir o número de acidentes do trabalho cair, em prol da saúde do trabalhador e pela necessidade da redução nos gastos com processos e indenizações. Hoje, o índice de acidentes do trabalho é considerado indicador de qualidade para as empresas e utilizado como critério competitivo.

Uma das formas mais eficazes de prevenir acidentes do trabalho é promover o gerenciamento de requisitos legais, que permite às organizações antecipar as ações que devem ser adotadas para atender a legislação, e ainda contribui para a conscientização e a capacitação de gestores e colaboradores. Conhecer e cumprir a legislação é investir na prevenção de acidentes do trabalho.

Dados da OIT – Organização Internacional do Trabalho, com sede em Genebra, na Suíça, e criada em 1919 para estabelecer consensos entre trabalhadores e empregadores são alarmantes. Até 2019, 100 anos depois da sua criação, as estatísticas indicam que a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho no Brasil. E a cada três horas e meia, uma pessoa morre nessas circunstâncias no nosso país.

O Brasil é o quarto colocado no ranking de acidentes de trabalho no mundo, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.Em cinco anos, mais de 14 mil trabalhadores morreram no exercício da profissão. Este número é bem maior, já que só um em cada sete casos são notificados.

Diante desta realidade é que o INTS conscientiza que o melhor caminho é prevenir!