Exames gratuitos de mamografia beneficiam 160 mulheres em Salvador

11 de janeiro de 2021

Confira também as nossas redes sociais:

Edna de Jesus, de 48 anos, e Gilvanda Santos, de 46 anos, fazem parte do grupo de 160 mulheres que foram beneficiadas com exames gratuitos de mamografia. Elas são moradoras do bairro Nova Esperança, em Salvador, e souberam da Ação de Mamografia, projeto do Núcleo de Promoção à Saúde (NPS), do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, através da Associação Beneficente dos Moradores do bairro Nova Esperança (Abene). As pacientes foram até a sede da Abene, local que recebeu o projeto pela primeira vez, na última sexta-feira, 08 de janeiro, quando 80 mulheres fizeram o exame. Já no sábado (09/01), mais 80 pacientes também foram beneficiadas com o projeto.

De acordo com a paciente Edna, a iniciativa é muito importante, pois o câncer de mama é uma realidade no público feminino. “O trabalho é muito bom e interessante, e a população tem que agradecer”, felicita. O sentimento de agradecimento também é o da paciente Gilvanda, que fez o exame pela primeira vez. “Eu nunca tinha feito o exame, pois as pessoas me falavam uma coisa e é outra totalmente diferente. O INTS está de parabéns, tudo organizado e maravilhoso”, ressaltou. Para a coordenadora da Ação de Mamografia, Fabiana Leite, iniciar 2021 com mais uma edição “é saber que levamos um serviço à população muito precioso, já que o câncer de mama é a doença que mais acomete o público feminino. Ele é classificado como o segundo tipo que mais acomete a população e o que mais mata”, lembra. A profissional lembra que, se a doença for diagnosticada precocemente, o paciente tem 95% de chance de cura.

Como funciona o projeto

Implantado em junho de 2017, a ação de mamografia tem o objetivo de levar saúde pública à população carente de Salvador. Em virtude da pandemia, a atividade conta com a distribuição prévia de senhas para evitar aglomeração, além de adotar uma série de medidas de prevenção para garantir a segurança de todos os pacientes e profissionais envolvidos. O uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, espaçamento entre as cadeiras, o uso dos equipamentos de proteção individual recomendado para os profissionais atuantes na ação, disponibilização de álcool em gel 70% e higienização frequente das mesas, cadeiras, canetas e equipamentos são algumas das atitudes tomadas.

O NPS realiza uma pesquisa de bairro para saber qual localidade está com carência nesse tipo de exame, além de contar com a parceria das associações de moradores. Para o presidente da Abene, Osvaldo Bernardinho, receber a atividade pela primeira vez é de fundamental importância para o público assistido pela Associação, que já que muitas beneficiadas relataram a dificuldade de marcar exames diante do alto valor cobrado. “Até no meio da pandemia, que temos que ter todo o cuidado, seguiu toda a orientação. A ficha, a questão do distanciamento, elas estão todas felizes”, celebrou. A Abene fica localizada na rua Castro Alves, nº 8, bairro Nova Esperança, em Salvador. A entidade ajuda 200 pessoas por mês, por meio de projetos sociais que vão desde a cursos de inclusão digital a corte e costura.