O Hospital Espanhol está funcionando como o maior Centro de Tratamento COVID-19 da Bahia, desde o dia 22.04.2020, e a partir deste mês de janeiro, começou a compartilhar com o público, diariamente, o seu número de altas alcançadas.

Um painel manual foi instalado numa parede de vidro da Unidade Hospitalar que dá acesso à Av. Sete de Setembro, na Barra, onde o trânsito de carros e de pedestres é intenso. E tem despertado a curiosidade e a satisfação dos transeuntes. Há quem pare e fotografe, quem ore, quem esboce gratidão, quem faça o sinal da cruz… conferindo os números que já ultrapassam 1.680.

“Cada alta representa muitas vitórias para nós. Vitória do paciente, de seus familiares e amigos, vitória da nossa equipe de profissionais da linha de frente, vitória da Bahia, do Brasil e do mundo. Vitória da vida para a COVID-19! Cada vida salva merece ser compartilhada com a população” – comentou Fabiana Daltro, Gerente Administrativa e Financeira do Hospital Espanhol e responsável pela implantação do painel. “Neste painel, a gente representa em números a excelência da assistência prestada. Além de ser um grande fator motivador para o colaborador que o confere, a cada chegada e saída do seu plantão, enxergando ali, o fruto do seu trabalho e dedicação” – acrescentou Fabiana.

Diariamente, no final da tarde, quando o sistema do Hospital contabiliza o total de altas, já somando as ocorridas no dia, e envia a informação para a SESAB – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, o painel é atualizado.

Laís Silveira é recepcionista no Hospital Espanhol e uma das responsáveis pela atualização do painel com o total de altas. Para ela: “Trabalhar num Centro de Tratamento para a COVID é um desafio muito grande, cheio de emoções positivas e negativas. E a ação de mostrar para a população quantas vidas já salvamos, é motivo de alegria, orgulho e muita gratidão.”

É verdade, Laís… esta é uma parte positiva da pandemia!