Serviço de Relacionamento e Ouvidoria apresentou nesta semana os índices de satisfação do mês de janeiro. São sugestões, críticas e elogios encaminhados por pacientes e acompanhantes que estão em tratamento na unidade hospitalar

O Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), referência no atendimento de traumas em Goiás, iniciou 2021 focado na satisfação do usuário. O Serviço de Relacionamento e Ouvidoria da unidade de saúde apresentou as sugestões, críticas e elogios realizados pelos pacientes e acompanhantes durante o mês de janeiro. A equipe realizou 2.903 visitas no decorrer do mês com objetivo de melhorar a experiência do usurário no hospital. Das manifestações que surgiram, 151 foram tratadas de forma imediata e outras 114 foram encaminhadas aos gestores.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Relacionamento e Ouvidoria do Hugo, Ariana Leonel o departamento sempre acompanha as principais manifestações do usuário em relação ao serviço e com a nova gestão esse trabalho se tona indicadores. “Nós fazemos um trabalho diário para conseguirmos levantar as nossas fragilidades e dar tratativas imediatas a qualquer situação apresentada pelo usuário para que possamos ampliar a experiência dele na unidade. Além do que a Secretaria de Saúde nós exige, resolvemos trabalhar também, mensalmente, os indicadores de performance do serviço, a experiência do usuário”, explica.

Ariana Ressalta que os índices são apresentados todo mês em reunião com todos os gestores do Hugo. “Nós apresentamos as principais manifestações do usuário e levamos para os gestores com intuito de melhorar a performance do hospital, diante da visão do usuário. Com essa gestão de indicadores, trabalhamos a experiência dos pacientes, enxergamos o ponto de vista deles, traçamos planejamentos e garantimos um retorno aos usuários”, afirma.

Assistência Humanizada

O resultado obtido pela avaliação dos usuários reconhece os esforços assistenciais da equipe, além de possibilitar a implantação de um atendimento cada vez mais humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS), o que faz com que os pacientes se sintam acolhidos, confortáveis e agradecidos.

A humanização do tratamento busca dar dignidade aos cuidados realizados. A missão do hospital é oferecer um atendimento de excelência com acolhimento e cuidado humanizado, focado na satisfação do usuário.