Manhã de quinta-feira(17), dia de #tbt, dia de recordações. Um táxi para na porta do Hospital Espanhol, de onde salta um homem, carregando uma grande caixa de papelão. Dirige-se à Recepção da Sala de Acolhimento e pede à Recepcionista Aiesa Fontes para receber a caixa e encaminhá-la à Coordenadora das Enfermarias, Claudiana Pereira. O conteúdo da caixa deveria ser entregue na Enfermaria 7C.

Quem era o homem portador da caixa? Ninguém sabe. Ele não quis se identificar pelo nome. Sabe-se apenas que é um ex-paciente do HE, vencedor da luta contra a Covid-19 e cheio de gratidão no coração e na sua ação. O que tinha na caixona? 25 caixas de chocolates e um papel, contendo a relação dos nomes dos seus heróis da saúde. Aqueles que o ajudaram a enfrentar o período de tratamento, durante o seu internamento. Surpresa inesperada? Com certeza e com muita alegria da equipe que teve o seu trabalho reconhecido e o carinho docemente retribuído.

“Isso é gratidão, para mim! E a gratidão não se identificou, nem deixou nome, apenas sentimentos bons e emocionantes!… Isso nos dá alegria e forças para continuar o nosso trabalho” – externou com emoção, Claudiana Pereira, designada para levar a gratidão de um ex-paciente, em caixa de chocolate, para alguns membros da sua equipe. “A cada um que eu entregar, segue o meu agradecimento pelo seu trabalho. Porque se ele foi lembrado pelo nome, é porque fez a diferença para este paciente. E é esta humanização personalizada que nos esforçamos para prestar a cada um que cuidamos” – continuou ela.

Anderson Castro, Auxiliar de Serviços Gerais, estava na lista! E ao receber a sua caixa, das mãos da Enfermeira Claudiana Pereira, esboçou um grande sorriso, percebido pelo seu olhar por trás dos óculos de EPI, e um “muito obrigado” emocionado, porque ele também foi lembrado.

E assim, o “anônimo do chocolate” fez a sua quinta-feira e a de alguns colaboradores do HE ser de doces recordações de uma luta vencida! Gratidão Sr. …