No último dia 16 de julho, o aposentado Jaime Costa Silva, natural do município baiano de Itaberaba, completou 66 anos, internado na UTI do Hospital Espanhol. No dia do seu aniversário, ele também completava cinco dias longe de casa e da família, em tratamento para a Covid e fazendo uso do equipamento Helmet.

Mas nada disso foi motivo para a data passar em branco e sem sorrisos. Um bolinho, uma videochamada coletiva com os familiares e o carinho da equipe da UTI ao redor do leito, todos juntos cantando o Parabéns pra Você, deram gás a Seu Jaime para continuar a luta pela vida.

Um pequeno bolo para o paciente que está internado e é aniversariante do dia, cantar os parabéns com os profissionais de saúde, em videochamada com os familiares, já é tradição no Hospital Espanhol. A equipe de nutrição tem todo o cuidado para verificar a dieta permitida ao paciente e adequar a receita do bolo, dentro do que é possível e permitido à sua saúde.

A mobilização para o aniversário de Seu Jaime partiu do enfermeiro Filipe Santana: “Eu falei com meu chefe que falou com os médicos de plantão que falaram com o serviço de nutrição e o de psicologia. E falamos com a família para a videochamada. Deu tudo certo e foi lindo! Filhos, esposa e netos participaram e celebraram com ele, mesmo distantes. O paciente ficou tão feliz! Eu também fiquei muito feliz. Porque eu amo o que faço”.

Feliz com o contato, mesmo que virtual, com a família, Seu Jaime fez questão de apontar na tela do celular quem era cada um, dizendo seus nomes e grau de parentesco. Apresentando sua família àqueles que temporariamente estão cuidando da sua saúde. E agradeceu a todos, emocionado!

Este cuidar para um paciente em isolamento, faz toda a diferença. O suporte emocional fortalece a mente e ajuda o corpo, em trabalho constante para combater o vírus. Estar longe de casa e com medo de morrer, no dia do aniversário, não é desejado por ninguém e para ninguém.

Helmet para tratamento e controle da contaminação

Ao invés do chapeuzinho de aniversário, Jaime Costa Silva tinha o Helmet na cabeça. Uma espécie de capacete (helmet é capacete, em inglês) que proporciona a ventilação mecânica não-invasiva (VNI). Pode ser utilizado, associado a um ventilador mecânico, de forma que não haja necessidade de intubar o paciente com diagnóstico de Covid-19, em casos de menor comprometimento pulmonar.

A utilização do capacete tipo Helmet pode reduzir de forma significativa tanto a inflamação pulmonar quanto o esforço do paciente para respirar, prevenindo a intubação e evitando a ventilação mecânica invasiva com alto risco. E por se tratar de um dispositivo vedado, o capacete pode diminuir muito as chances de contaminação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Torcemos para que o Helmet, companheiro de Seu Jaime, neste aniversário, e toda a equipe do Hospital Espanhol possam ajudar à sua breve volta para casa, para poder celebrar muitos outros aniversários, junto à sua família. Saúde, Seu Jaime! É o que mais lhe desejamos.