Destacar as principais ações cometidas irregularmente pelos colaboradores da Instituição durante a sua jornada laboral. Esse foi o objetivo da campanha realizada pelos técnicos de segurança do trabalho, Alan Carneiro Leal e Aline Cristina de Carvalho, que atuam no Hospital Municipal de Bertioga, em São Paulo. A iniciativa, que foi realizada em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrada no dia 27 de julho, contou com um mural onde os colaboradores poderiam registrar fotos. Além disso, foram distribuídas plaquinhas com frases de segurança do trabalho que apontam uma conduta correta do colaborador perante os riscos ocupacionais que estão expostos nos seus setores.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos, do HMB, Sandra Régis, o propósito da equipe de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) de Bertioga é realizar um trabalho contínuo de orientações e correções relacionadas à segurança do trabalho, “a fim de conscientizar os colaboradores, adotando automatismos corretos e atos seguros, garantindo assim, um ambiente laboral sadio em meio a tantas adversidades encontradas em uma área hospitalar”, explica.

A campanha teve a participação de 200 colaboradores entre administrativos e assistenciais onde houve a disseminação da cultura de Segurança do trabalho, conduzindo os colaboradores a refletir sobre a conduta adotada no ambiente de trabalho. “A ação foi importante, pois nos alerta que pequenos atos inseguros podem comprometer toda a equipe, não só a nós próprios. Estarei mais atenta depois da abordagem da equipe explicando a importância de manter uma conduta de segurança como não utilizar adornos”, afirmou a técnica de enfermagem do HMB, Jaine Araújo.