Desde que começou em maio de 2021, o GPO em Ação nasceu da necessidade de fortalecer e alinhar todos os processos que envolvam os setores de Gestão de Pessoas e Operações, Departamento Pessoal e Saúde e Segurança Ocupacional, da sede e dos contratos do INTS. Idealizado pela gerente do GPO, Carolina Gonçalves, a iniciativa aborda um tema com o intuito de qualificar todos os profissionais que atuam fora da sede. A depender da necessidade, pode haver mais de um encontro no mês corrente.
De acordo com a coordenadora de departamento pessoal do INTS, Maria Carolina Magnavita, os encontros virtuais, que foram estimulados em virtude da pandemia da covid-19, são um momento de treinamento, de troca de experiências e que têm o objetivo da Sede replicar em todos os contratos os procedimentos operacionais. “O que normalmente seria algo difícil, reunir todo mundo em um local só, a gente consegue fazer online e vamos trocando essas experiências por essa via, que nesse momento se tornou uma prática comum”, explica.
Processamento de férias no sistema RM foi o tema do último treinamento realizado, que contou com a participação da supervisora de Recursos Humanos, em Suzano-SP, Samara Martins, que está no INTS desde 2014 e já visualiza os ganhos com essa interatividade entre os contratos. “No GPO em Ação, eles passam o manual de como é o procedimento, quais são as etapas. Quando chega alguém novo na equipe, fica mais fácil para a gente treinar e explicar o que é feito”, enfatiza. “Os treinamentos do GPO em Ação têm sido muito eficazes, aqui no contrato estamos colocando tudo em conformidade com a documentação da Sede, e hoje a gente consegue seguir de uma forma muito tranquila”, complementa. O próximo encontro do GPO em Ação será no dia 20 de agosto, quando acontecerá o treinamento sobre Código GFIP no sistema RM, pela equipe do SSO, e será explicada a importância do cadastro correto, pois são informações repassadas para a Previdência Social.