Na data que celebra a atividade da psicologia, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde fez ação simbólica no Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), organização social responsável pela gestão do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), presenteou nesta sexta-feira, 27, os profissionais da psicologia da unidade de saúde com um tapa olhos para dormir do filme “Divertida Mente”.

Hoje é celebrado o Dia do Psicólogo. Justamente por isso, o INTS escolheu a data para lembrar da necessidade de cuidado que o profissional da psicologia, acostumado a cuidar da saúde mental dos outros, tirar um tempo para ter uma boa noite de sono, descansar e se resguardar. Coordenador de Recursos Humanos do Hugo, Raphael dos Santos destaca que a lembrança é simbólica ajuda o psicólogo a reservar um momento para si.

“O psicólogo está sempre cuidando do outro. E o descansar, o ter um momento para si mesmo, para suas próprias emoções, é também cuidar de si. É quando a gente consegue dar aquilo que a gente tem. Então a gente precisa estar bem para cuidar das pessoas”, pontua o coordenador de Recursos Humanos do Hugo.

“Divertida Mente”

A animação “Divertida Mente”, de 2015, é um longa-metragem da Pixar que mostra como as diferentes emoções, com a raiva, a alegria, o medo, a tristeza e o nojinho atual na cabeça das pessoas. No filme, a garota Riley, de 11 anos, vive os traumas da mudança de cidade, quando a família se muda do Estado de Minnesota para a cidade de São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos). Em “Divertida Mente”, os problemas emocionais são retratados de forma lúdica como uma pane na sala de controle na cabeça da pequena Riley.