Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no dia 17 de setembro, o INTS promoveu o 1º Torneio Assistencial de Segurança do Paciente, organizado pelo setor de Qualidade Assistencial ( Diretoria Médica) da Sede. A realização da atividade teve o objetivo de fortalecer esta cultura junto aos contratos do Instituto, além de revisar e rediscutir as inúmeras ações que vêm sendo realizadas nas unidades ao longo de todo o ano. O torneio foi iniciado no último dia 25 de agosto, quando os diretores gerais dos contratos receberam uma carta convite, o edital da competição com as orientações e uma placa de agradecimento pelo apoio à cultura de segurança.

“Fomos surpreendidos com a inscrição de 121 times, o que representou a participação direta de mais de 600 colaboradores”, explicou a coordenadora de Qualidade Assistencial do INTS, Júlia Moscovits. Com as inscrições realizadas, os times criaram um nome e um grito de guerra, além de elaborarem um vídeo sobre as metas internacionais de segurança do paciente de até um minuto. Outras etapas também fizeram parte do torneio, a exemplo da doação de sangue, cadastro para doador de medula e uma banca examinadora que vai decidir quem serão times finalistas. “A etapa final será um quiz online sobre segurança do paciente, e os três times com maior acerto, em um menor intervalo de tempo, serão os ganhadores”, explicou Júlia.

Para o diretor médico do INTS, Murilo Marques, a expectativa é que em 2022 a atividade seja continuada. “Esperamos que as unidades continuem abraçando as ações que visam melhorias assistenciais, o fortalecimento da nossa cultura de segurança e que o “lúdico” permita o envolvimento de muitos colaboradores”, afirmou. “Ao longo do ano venho trabalhando com as rotinas que visam a melhoria dos processos assistenciais e da cultura de segurança do paciente. E essa adesão nos mostra que estamos no caminho certo.  É muito animador trabalhar em uma instituição que abrace nossas ações e que nos permita construir rotinas que favorecem o processo de qualidade assistencial”, felicitou Júlia.

Confira abaixo os 10 vídeos com melhor pontuação do torneio