Iniciativa visa conscientizar os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e reforçar a valorização da vida

Intensificando as ações de humanização, o Hospital Estadual de Itumbiara – São Marcos promoveu nos dias 27 e 28 de setembro rodas de conversas com colaboradores assistenciais e administrativos sobre a campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A atividade permitiu o diálogo e a troca de experiências, ferramentas importantes para tratar do assunto, ainda considerado delicado em muitas circunstâncias.

O evento foi organizado pela equipe multiprofissinal  em parceria com a ouvidoria da unidade com intuito de mobilizar os profissionais sobre a conscientização dos cuidados com a saúde mental, e prevenção do suicídio.  A ação levantou o debate de como identificar os sinais de risco e reforçou a valorização da vida.

“Durante as rodas de conversas, estimulamos a fala dos profissionais e acolhemos suas queixas, usando a técnica associada a uma dinâmica de valorização da vida.  Foram abordados assuntos  como  o estresse, ansiedade e depressão”, explica a psicóloga  Alexandra Maria da Silva Pinto.

A profissional ressalta que saúde mental e física merecem atenção e que as duas se complementam. “A pandemia nos trouxe medo e incertezas. Devemos sempre oferecer acolhimento, ouvir e auxiliar na busca por ajuda. Um ambiente saudável, torna a rotina mas leve e tranquila”, afirma.