Projeto Paciente Seguro realiza troca de experiências entre unidades de saúde com visitas presenciais e monitoramento remoto

Os profissionais do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) participaram da segunda etapa do projeto “Paciente Seguro” na terça, 28, e na quarta-feira, 29. O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hugo recebeu equipe do Hospital Moinho dos Ventos, que presta consultoria para unidades de saúde selecionadas. As atividades incluem compartilhamento de experiências que levem à implantação de protocolos de segurança do paciente.

A equipe que atua no projeto recebe apoio do Ministério da Saúde nas visitas presenciais e no assessoramento remoto que são feitos a cada 15 dias. Esse é o segundo encontro dos profissionais do Hospital Moinho dos Ventos e do Hugo, com acompanhamento do Ministério da Saúde.

“O nosso objetivo é estar próximo dos profissionais e pacientes da unidade com responsabilidade e compromisso na segurança do paciente e compartilhando educação sobre práticas seguras”, afirma a enfermeira Natália de Paula Reis, no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. O próximo encontro pelo projeto “Paciente Seguro” será realizado no mês de outubro.

Na terça-feira, 28, as equipes do “Paciente Seguro” e do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente realizaram uma visita com as unidades-piloto. O grupo é dividido em unidades. Cada uma tem metas de segurança a serem atingidas. “No dia 29, fizemos a oficina de aprendizagem com os times de higiene de mãos, lesão por pressão e o time de quedas com a construção de dados e formação de indicadores trabalhados na primeira parte do projeto.”

Mural

Entre as atividades realizadas está a confecção de um mural. O material traz os indicadores e a evolução na adesão às metas estabelecidas no projeto “Paciente Seguro”. O mural ficará disponível para acompanhamento do trabalho no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente no Hugo.