Dioni Ribeiro, de 51 anos, ficou internado na unidade por seis dias e presenteou a equipe com um vaso de suculentas. Plantas crescem em lugares que exigem resistência às situações adversas e simbolizam a persistência e dedicação dos profissionais durante a pandemia
Os profissionais do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos estão há mais de um ano lutando diariamente no combate à pandemia. A unidade, que é referência no tratamento da Covid-19 em Goiás, recebe com frequência o carinho e o reconhecimento dos pacientes que venceram a batalha contra o vírus. Nesta quarta-feira, 29, a equipe foi presenteada com um vaso de suculentas, em agradecimento pela dedicação e desempenho com os pacientes.
O ato de gratidão é do jornalista Dioni Ribeiro, de 51 anos. Ele ficou internado no HCamp de Itumbiara para tratamento do novo coronavírus por seis dias. Durante o período de internação, Dioni ficou na enfermaria e utilizou máscara de Ventilação não Invasiva (VNI). Ele recebeu alta no dia 21 de agosto e seguiu em casa com a fase final da recuperação.
Dioni conta que eles e os pais testaram positivo para Covid-19, mas que apenas ele precisou ser hospitalizado. “Fui encaminhado para o hospital no dia 14 de agosto. Minha primeira noite internado foi difícil, mas no dia seguinte conheci meu primeiro anjo na unidade, a técnica de enfermagem Janete. Ela me acalmou e eu recuperei o meu autocontrole emocional para seguir o tratamento”, explica.
O jornalista ressalta que tem um profundo respeito pelos profissionais da unidade e afirma que os pacientes também devem ter foco no tratamento. “Foram dias difíceis, mas fui acolhido e aprendi muito com os colaboradores. Quando eu recebi alta, fiz um vídeo falando sobre a importância de cumprir rigorosamente as recomendações da equipe. Devemos canalizar nossa energia na recuperação, e assim auxiliar os profissionais no tratamento”, conta.
Dioni agradeceu à equipe que cuidou dele durante a hospitalização. “A minha gratidão foi expressada com vaso com suculentas, fabricados por uma amiga artesã. Nós devemos lembrar que uma pessoa grata é uma pessoa justa. É uma homenagem singela, mas muito verdadeira e emocionada. Foi uma forma de levar um afago aos profissionais que trabalham intensamente na pandemia. Muito obrigado por vocês existirem, atuarem e trabalharem”, concluiu o jornalista.
Os profissionais ficaram sensibilizados com a homenagem, e afirmaram que ter seu trabalho reconhecido é um incentivo a mais para continuar na luta contra o vírus. “Foi um momento ímpar. Me senti reconhecida profissionalmente e surpresa ao mesmo tempo. Esse reconhecimento é muito importante para o nosso crescimento, pois nos incentiva a melhorar cada vez mais. Gratidão e orgulho de fazer parte dessa equipe”, relatou a técnica de enfermagem Zilda Maria de Lima.
As suculentas crescem em lugares que exigem resistência às situações adversas. A escolha desta planta simboliza a persistência e dedicação dos profissionais de saúde durante a pandemia de coronavírus.