Unidade de saúde promoveu palestras para conscientizar sobre a doença e realizou teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos teve uma programação especial nesta quinta-feira, 14, em  comemoração ao Outubro Rosa, a campanha visa a conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A unidade de saúde promoveu palestras sobre o tema e realizou teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A ação, que foi organizada pela enfermeira Patrícia Oliveira dos Santos, contou com a parceria do Núcleo de Atenção Básica à Saúde (NABS). As atividades foram voltadas para o público interno do HCamp de Itumbiara. “O evento do Outubro Rosa foi idealizado e realizado com todo o carinho, visando orientar e alertar nossas colaboradoras sobre a importância de tirar um tempo para cuidar de si. Mostramos que mesmo tendo tantas atribuições no decorrer do dia, cuidar da saúde tem que ser a mais importante”, afirma a profissional.

Patrícia ressalta que a ação foi positiva.” Foi um momento maravilhoso, onde todos aprenderam sobre a doença, como identificar possíveis sinais, sintomas, tratamento e prevenção. Reforçamos que a campanha  fala sobre a importância do diagnóstico precoce para vencer a batalha contra a doença”, afirmou.

Para o coordenador do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do NABS, Mauri Gonçalves Junior, “O evento mostrou a importância do desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde para os colaboradores. “Abordamos a temática do mês de outubro, com objetivo de levar informações sobre o autocuidado para prevenção do câncer de colo de útero e mama, e testagem de IST”, disse.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é o mês  dedicado à prevenção do câncer de mama. O objetivo da campanha é conscientizar a população e incentivar a realização de exames preventivos para detectar a doença precocemente.
Além disso, o movimento busca todos os anos elaborar temas que abordem a temática e auxiliem as mulheres a entender a saúde do corpo e onde buscar o suporte quando precisarem.
Comemorada em todo o mundo, a iniciativa partiu da Fundação Susan G. Komen for the Cure no início dos anos 90 nos EUA. Durante o mês de outubro várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em diversos estados daquele país.