Ação visa elevar a autoestima das mulheres neste mês de conscientização sobre câncer de mama, o Outubro Rosa.

Olhar-se no espelho e sorrir. O ato parece simples, mas tem um valor grandioso para mulheres que estão hospitalizadas. Pensando nisso, o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou na manhã desta segunda-feira, 18, uma ação para elevar a autoestima das pacientes neste mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa.

A equipe multiprofissional em parceria com a voluntária Marilza Campos da Silva proporcionou as pacientes internadas nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) uma manhã especial, de autocuidado com o design de sobrancelhas. De acordo com a psicóloga Mônica Lelis, durante a ação a equipe explicou para as pacientes sobre a Campanha Outubro Rosa.

“A abordamos com as pacientes sobre a importância da adoção de práticas de saúde e de prevenção, voltadas ao autocuidado com o corpo pelo toque das mamas, incorporação de hábitos saudáveis de vida e a realização de exame de mamografia. O Outubro Rosa reforça o cuidado que a mulher deve ter com a saúde, desabrocha o nosso amor próprio”, explica a profissional

Mônica ressalta que o Hugo realiza um atendimento focado no paciente, no que é importante para a recuperação. “Nós temos que pensar em um tratamento sistêmico. A gente tem que tratar também os desejos e anseios da paciente, e isso é importante em uma internação ao longo prazo. A sobrancelha mexe muito com a autoestima da mulher, então, com o design, elas sentem que o hospital está cuidando delas. São benefícios indescritíveis”, afirma.

Esse cuidado a mais que o Hugo tem com as pacientes, faz com que elas se sintam acolhidas e valorizadas. Ações como a de hoje, refletem de forma positiva no tratamento. “Me senti privilegiada, bem cuidada e feliz. Muito obrigada”, agradeceu a paciente Larissa Beatriz Pinheiro, que está internada na unidade há 14 dias.

A ação contemplou também as colaboradoras das enfermarias e UTIs.

Campanha

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.